Fique a par das novidades e obtenha 10% de Desconto para o seu pawtudo!

Email Marketing by E-goi

Como acalmar o meu cão dos foguetes?

Durante o verão, existem várias festas populares com fogo de artifício, o que pode ser um momento emocionante para si, mas um desafio para o seu cão, devido ao barulho e luzes.

Partilhamos algumas dicas para ajudar a acalmar o seu cão durante os foguetes.

Cão assustado

1. Ambiente seguro e familiar

Crie um ambiente seguro dentro de casa para o seu cão durante os fogos de artifício, ou seja, escolha um local em que ele se sinta confortável e protegido, como um quarto silencioso ou a sua área de descanso. Feche as portas e janelas para reduzir o som e a intensidade das luzes.

2. Mantenha a calma

Os cães são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos. Durante os fogos de artifício, é fundamental que mantenha a calma. Evite reforçar comportamentos de medo do seu cão, como acariciá-lo excessivamente ou falar num tom agitado, uma vez que pode transmitir a sensação de que há algo a temer e aumentar a ansiedade do animal.

3. Exercício Físico

Façam uma boa caminhada ou brinquem bastante antes da noite com fogos de artifício, isto porque o exercício físico ajudará a liberar energia e pode deixar o teu cão mais cansado e calmo.

Cão a passear

4. Sons suaves e música

Em vez de tentar abafar completamente o barulho dos fogos, tente abafá-lo com sons mais suaves e familiares. Como por exemplo, ligar a televisão ou reproduzir música tranquila em volume moderado pode ajudar a mascarar os ruídos externos e acalmar o seu cão.

5. Distrair com brinquedos e jogos

Ofereça brinquedos interativos e jogos que o seu cão goste muito. Isso pode ajudar a desviar a atenção dele dos fogos de artifício e proporcionar uma experiência mais positiva. Além disso, brincar com o seu cão também pode liberar endorfinas que o ajudam a relaxar.

6. Consulte um médico veterinário

Se o seu cão tem um medo muito intenso de fogos de artifício e apresenta sinais graves de ansiedade, como tremores, salivação excessiva ou comportamento destrutivo, é essencial procurar um médico veterinário. Ele poderá avaliar a situação individualmente e recomendar possíveis tratamentos ou até mesmo medicamentos para ajudar a acalmar o cão nessas situações.

Lembre-se de que cada cão é único e pode reagir de maneira diferente aos fogos de artifício. Algumas destas dicas para acalmar o seu cão dos foguetes podem funcionar melhor para alguns cães do que para outros. Assim, a chave é proporcionar um ambiente seguro, tranquilo e apoio durante esses momentos de stress para o seu fiel amigo de quatro patas.

David Alves
David Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *