Os estudos comprovam que a inteligência social de um cão de raça é mais sofisticada do que se imagina e que isto evoluiu, principalmente, através de sua convivência cada vez mais próxima com os homens. Um dos exemplos de sua intelectualidade é que eles estão sempre atentos às movimentações que ocorrem a sua volta, tanto dos humanos como de outros cães, além de tomarem para si, sentimentos de seus donos ou pessoas muito próximas.
Esta forte ligação de amizade e sentimentos já é tema de diversos estudos que apontam que cães e homens podem ter mecanismos semelhantes para processar as informações emocionais, uma vez que o cérebro canino possui uma região no seu cérebro com muitas semelhanças a uma parte do cérebro humano.
Humor (e variações atreladas a doenças)
O seu animal tem a incrível capacidade de perceber se você está de bom humor ou não. Normalmente o comportamento dele seguirá o seu estado de espírito: se estiver de bom humor ele ficará mais agitado e se estiver de mau humor, ele também se mostrará aborrecido. O mesmo acontece quando o dono ou alguém bem próximo fica doente. O animal de estimação tende a apresentar comportamentos de inquietação e tristeza. Alguns mostram desejar permanecer sempre ao lado de quem está debilitado. Noutros casos, podem ficar tão abatidos ao nível de também ficarem doentes. Estes são reflexos do que ele sente pelos seus donos e sua forma de demonstrar carinho, afeto e companheirismo.
Confiança
O faro dos cães quase nunca se engana! Eles conseguem perceber quando alguém está a mentir ou quando uma pessoa não é de confiança. Na tentativa de alertar os seus donos, ficam agitados, ladram e não conseguem sossegar enquanto estiverem na presença do ‘perigo’. Não devemos levar ao pé da letra, claro, a antipatia de um cão por determinada pessoa, pois o motivo pode ser o cheiro (de outro animal, como um gato, por exemplo) nas suas roupas, alguma característica física, tom de voz etc. Porém, há casos em que os cães percebem o lado mau da personalidade de alguém.
Falta de atenção
Os cães são animais capazes de tomar decisões e decidir ações em questão de segundos.
Os cães conseguem perceber qualquer distração ou falta de atenção em qualquer atividade que os donos estejam a realizar. Também são capazes de identificar quando estão a ser tratados de maneira diferente em relação a outro cão ou animal de estimação.
E quando essas duas situações se tornam frequentes, o seu animal pode sentir-se diminuído e inferiorizado, podendo tornar-se indiferente aos seus comandos.
A intuição dos cães é bem forte e eles podem sentir as emoções humanas sem que seja necessário dizer nenhuma palavra. Além disso, eles conseguem diferenciar expressões felizes ou furiosas no rosto dos seus donos.
Saiba aqui como fortalecer a relação de amizade com o seu Patudo.