Informação que os seus patudos merecem!

Email Marketing by E-goi

Cães e Gatos: Como Coexistir?

Provavelmente já ouviu a expressão “dão-se como cão e gato”. A rivalidade entre cães e gatos é bem conhecida e muitos acreditam que as duas espécies não se conseguem dar bem.

No mês que se comemora o Dia do Gato e do Cão, descubra se é possível serem amigos. Algumas dicas a ter em consideração.

Cão e gato

1. Primeiras impressões

Para fomentar uma amizade entre o seu cão e gato é importante apresentá-los de forma adequada e gradual. Ou seja, antes de se conhecerem pessoalmente, deixe-os sentir o cheiro um do outro, utilizando as suas camas, mantas ou objetos que utilizem frequentemente.

No primeiro contacto, coloque o gato dentro da caixa de transporte e o cão preso pela trela, para se habituarem à presença um do outro. Mas, se sentir que o processo está a correr bem, com a sua supervisão, deixe o gato sair da caixa.

2. Espaços independentes para os animais

Para facilitar a adaptação, cada um deve ter o seu próprio espaço com o bebedouro e comedouro. Assim, no início deve mantê-los afastados, para que saibam, especialmente os felinos, que se podem afastar do novo animal de estimação sempre que desejarem.  

Cada um deverá ter a sua própria cama. Assim sendo, é importante que esteja atento às possíveis trocas de cama, para evitar que os cheiros se misturem e que os seus pets fiquem stressados com o cheiro um do outro. Ou seja, numa primeira fase é essencial delimitar territórios.

Veja, ainda, a nossa loja online e consulte as nossas camas para os seus pets, uma forma de dar as boas-vindas.

Pets

3. Trate-os de forma igual

Com a chegada de um novo elemento é comum que as atenções de dirigem, maioritariamnete, para ele. Porém, é importante equilibrar a atenção para ambos, de forma a que o membro mais antigo não se sinta ameaçado.

4. É mais fácil quando são animais jovens

Graças à sua resiliência, os animais jovens adaptam-se melhor às circunstâncias em que vivem, uma vez que poderão crescer juntos. Quando são jovens, os cães e os gatos, são mais recetivos a novas amizades, dado que os seus comportamentos territoriais ainda não se começaram a manifestar.

Animais de estimação

Lembre-se que demora tempo e que a amizada entre um cão e um gato não se contrói de um dia para o outro. É necessário garantir uma boa primeira impressão, bem como dar-lhes todo o tempo de que necessitem para se habituarem um ao outro.

David Alves
David Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.