Devido a várias questões sobre a relação entre a Covid-19 e os seus animais de estimação, decidimos portanto fazer um breve esclarecimento sobre este assunto que tanto mexe connosco, enquanto profissionais ligados a abrigos e acessórios para Patudos.
Após o registo de um cão com um nível fraco de infecção em Hong Kong, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está a controlar várias pesquisas sobre a relação entre animais de estimação e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao que foi apurado, não há evidência significativa de que animais possam ficar doentes ou transmitir o vírus.
A recomendação das autoridades de saúde é que as pessoas infectadas limitem o contato com seus cães e gatos. OMS declara que devem seguir cuidados básicos de higiene ao manusear animais, mas acrescenta também que o seja feito em todas as situações, e não apenas durante a pandemia do Corona vírus.
Lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, nas suas fezes ou na urina são regras de primeira ordem e além disso, deve evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos com os seus animais.
A orientação dos veterinários para passeios com animais de estimação, são as mesmas que já temos ouvido falar, por exemplo, locais com aglomerações, como parques, sejam evitados. Pois O ideal é que o contacto entre pessoas seja o menor possível para evitar a transmissão do vírus entre humanos.
Posto isto, os nossos patudos não transmitem o vírus para nós, só nos resta tomar as devidas precauções, e aproveitar agora que estamos em casa para cuidar, aquilo que muitas vezes desleixamos no nosso quotidiano! Faça como a nossa DGS diz, e não os abandone!