Informação que os seus patudos merecem!

Email Marketing by E-goi

Vantagens das rações secas e húmidas

Ao alimentar os nossos animais de estimação, devemos pensar na melhor opção para que eles fiquem saudáveis ​​e fortes em cada fase da sua vida, de acordo com as suas particularidades. Por isso, é importante que conhecer as vantagens das rações secas e húmidas.

Dieta adequada para os animais de estimação

Para que as rações comerciais para cães ou gatos cubram todas as necessidades nutricionais destes animais, elas devem ser de muito boa qualidade.

O veterinário (ou um especialista em nutrição animal) é quem pode dizer-nos qual é a ração mais adequada para os nossos animais de estimação, de acordo com a idade, raça, estrutura física, nível de actividade ou estado de saúde.

Levando em consideração estes dados, o profissional saberá como aconselhar sobre as vantagens das rações secas e húmidas de acordo com as características dos cães ou gatos.

As rações húmidas

Embora as rações enlatadas ou húmidas geralmente não sejam tão baratas quanto as secas, e seja necessário prestar mais atenção para mantê-las em boas condições, elas são uma garantia se quisermos assegurar-nos de que os nossos cães estarão bem hidratados.

Por isso, esse tipo de alimento é ideal para os animais que não bebem toda a água necessária para obter uma boa hidratação.

Para animais de estimação mais ‘complicados’ durante a alimentação, esta é uma opção mais atraente, principalmente por causa do seu aroma e consistência.

É recomendada para cães ou gatos que perderam dentes ou têm algum problema na boca que os impeça de mastigar adequadamente.

Quando o animal está convalescente ou doente e não sente muita vontade de comer, este tipo de alimento certamente será mais atraente e até mesmo mais fácil de comer.

As rações secas

São mais fáceis de armazenar e conservar. Além disso, duram muito mais tempo do que as Húmidas.

Apresentam mais variedades para as diferentes características dos animais de estimação.

Tornam-se excelentes aliadas para eliminar o tártaro e manter os dentes dos cães em boas condições.

Geralmente são uma opção mais barata em relação às rações húmidas.

Permitem que as porções diárias sejam calculadas de uma maneira mais exata.

Devido à sua forma de produção, a contaminação por fungos ou bactérias é evitada.

Em conclusão

De acordo com as características de cada animal, podemos optar por rações secas ou Húmidas, ou uma combinação de ambas, mas sempre respeitando a porção recomendada para evitar o excesso de peso.

De qualquer forma, serão os nossos cães que nos dirão, à sua maneira, se estão a receber a alimentação mais conveniente. Um animal bem alimentado é aquele que tem uma aparência forte, com vitalidade e com pêlo sedoso e brilhante.

Pelo contrário, uma dieta que não atenda às necessidades nutricionais de cães e gatos pode levar a problemas cardiovasculares, digestivos, musculares e ósseos, entre outros inconvenientes. 

Nos nossos abrigos naturais pode colocar a comida e água do seu animal de estimação debaixo do alpendre, para que ele consiga alimentar-se com a maior comodidade e conforto possível. Veja aqui onde pode escolher o melhor para ele/a.

David Alves
David Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.