Fique a par das novidades e obtenha 10% de Desconto para o seu pawtudo!

Email Marketing by E-goi

Vive num apartamento? Dicas para o seu animal

Quantas vezes se questionou “será que devo ter um animal num apartamento?” a resposta é sim. Ter um cão num apartamento pode ser um desafio acrescido, mas não é uma missão impossível. Confira as nossas dicas, de forma a tornar a adaptação fácil, tanto para ele como para si.

1. Arranjar um espaço para as brincadeiras

Se o seu patudo, vai passar a maior parte do dia dentro de casa é fundamental definir um espaço para ele brincar. Assim, para além de manter o seu apartamento mais organizado, vai ensinar que apenas aquele espaço é a zona de brincadeiras.  

Outra dica é criar desafios capazes de estimular os seus instintos. Por exemplo, na hora de distribuir a ração, opte por brinquedos recheáveis. que estimulem o seu olfato e o façam gastar energia na procura pela comida.

2. Passeie todos os dias o seu patudo

Organizar um espaço para brincadeiras, não dispensa os passeios ao ar livre. O seu animal ficar todo o dia fechado no apartamento, pode provocar-lhe ansiedade e consequentemente, desenvolver comportamentos indesejados, como atitudes destrutivas ou latidos em excesso. Por isso, procure parques ou zonas com jardim, onde possa levar o seu patudo a passear e brincar, com duração no mínimo 30 minutos.

3. Treine o seu animal

Treinar, desde cedo, o seu patudo é importante para o tornar um bom vizinho e ajudá-lo a manter-se em segurança quando a trela se soltar, especialmente numa zona movimentada. Assim, deve treiná-lo para que esteja apto a responder facilmente a ordens como “senta”, “anda” ou “aqui”.  

A técnica da recompensa é a que melhor funciona no momento de ensinar algo ao seu animal, como o lugar correto de fazer as necessidades. Mostre como (ou onde) deve ser feito e, quando ele agir corretamente, dê os parabéns, faça uma festa e dê um petisco. O mais importante é ter paciência.

4. Mantenha uma boa higiene

Os patudos que vivem num apartamento tendem a manter-se mais limpos, no entanto é necessário manter a higiene, escovar regularmente o seu amiguinho, remover os pêlos mortos para prevenir a queda excessiva de pêlo. É ainda imprescindível, no caso de não possuir uma varanda ou terraço, reservar um espaço no apartamento onde o seu animal possa fazer as necessidades, nos dias que pode não conseguir levá-lo a passear tantas vezes como desejava.

5. Dê muita atenção

Reserve um momento do dia para brincar e dar atenção ao seu animal. Cães têm necessidades específicas e precisam de um tempo dedicado só para eles, com carinhos e brincadeiras. Portanto, reserve sempre pelo menos uma hora do seu dia para isso.

Opte por passeios frequentes, de forma a evitar o sedentarismo, a obesidade e proporcionar ao animal a interação com outras pessoas e cães, o que é muito importante no desenvolvimento da sua personalidade.

Quando não for possível sair para passear, faça brincadeiras dentro do apartamento, isto vai permitir que o seu patudo se movimente.

A NÃO ESQUECER:

  • Decidir ter um cão terá mudanças na sua rotina. Certifique-se, em primeiro lugar, que está ciente do compromisso.
  • Morar num apartamento não deve ser um entrave para não adotar um cão. Tem apenas de aprender mecanismos que facilitem a vida em espaços mais pequenos.
  • Garanta um espaço de brincadeira e higiene para o seu cão. Passeios diários ao ar livre, treiná-lo e manter o apartamento limpo são fundamentais para o bem-estar de todos.

Com o cuidado adequado, treino e bom acompanhamento, qualquer cão consegue habituar-se à vida no apartamento. Apesar de os patudos necessitarem de espaço para correr, o mais importante é a atenção e o tempo de qualidade que passa a interagir consigo.

David Alves
David Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *